Geral

Alimentos sem lactose: Por que são tão importantes?

Alimentos sem lactose: Por que são tão importantes?

Alimentos sem lactose… ultimamente temos ouvido falar muito sobre eles, não é verdade?

E não é para menos! Você sabia que, segundo especialistas, cerca de 40% da população brasileira tem intolerância à lactose?

Esses números foram divulgados recentemente em reportagem jornalística divulgada do portal globoplay.

Então, se você é intolerante à lactose, saiba que não está sozinho nesta! Pode ter certeza que a indústria de alimentos já entendeu as suas necessidades, por isso vem investindo pesado na produção de alimentos sem lactose!

Sim! Você já deve ter percebido isso na prática! A cada dia surgem mais e mais opções de alimentos sem lactose disponíveis nos mercados.

Hoje já é possível encontrar as versões sem lactose de tudo que é tipo de alimento! Inclusive vários tipos de leites, queijos e iogurtes!

E isso é ótimo! Você, que tem intolerância à lactose, sabe melhor do que ninguém a importância desses alimentos! Eles vieram mesmo para facilitar a sua vida!

Com eles, você pode continuar comendo de tudo, sem correr o risco de sofrer os desagradáveis efeitos que a lactose causa em seu organismo!

Por isso é que os alimentos sem lactose são cada vez mais comuns! Afinal, eles não são apenas uma opção para você, na verdade, eles são uma necessidade!

Se você quer entender mais sobre os alimentos sem lactose, então este post foi feito para você!

Mas afinal, o que é essa tal Lactose?

A Lactose está mesmo muito famosa ultimamente! Mas você, sabe o que é lactose?

A lactose, como muitos dizem, é o “açúcar do leite’. Na verdade a lactose é o carboidrato presente no leite. É um dissacarídeo, carboidrato formado por duas moléculas, uma de glicose e uma de galactose.

Ou seja, a lactose é uma molécula grande, formada pela união dessas outras duas outras moléculas menores (lactose = glicose + galactose).

Para entender melhor, imagine assim: podemos dizer que nosso intestino tem um monte de mini furinhos por onde passam os nutrientes dos alimentos que ingerimos.

A gente come, os alimentos são digeridos por nosso estômago e intestino e daí, ao final da digestão, os nutrientes dos alimentos são absorvidos por nosso organismo passando por esses mini furinhos da parede intestinal.

Acontece que a lactose, por ser uma molécula grande, não consegue passar! Assim, para passar pelo furinho, ela precisa ser “quebrada” naquelas duas moléculas menores”! Se não for quebrada, ela não consegue passar!

Mas, para isso nosso corpo tem uma solução: é a enzima lactase! Essa enzima está presente em nosso aparelho digestivo e tem a função de quebrar a molécula de glicose, para que possamos absorvê-la!

Podemos dizer que essa enzima lactase é a única ferramenta que nosso corpo possui para lidar com a lactose. Ao comer alimentos com lactose, a enzima lactase precisa entrar em ação para “quebrar” a lactose. Só assim conseguimos absorvê-la!

Ou seja, para digerir a lactose, é essencial o trabalho dessa enzima!

Intolerância à Lactose

Porém, se você é intolerante à lactose, significa que seu corpo não produz a enzima lactase ou a produz de maneira insuficiente.

Assim, com pouca ou nenhuma enzima lactase, seu organismo não consegue quebrar a lactose.

Por isso que, quando você consome leite, queijo, iogurte ou qualquer alimento que contenha lactose, você acaba sentindo uma série de sintomas muito desagradáveis.

O que acontece é o seguinte: você consome o alimento com lactose, porém seu corpo não digerir essa lactose.

O que vai acontecer com essa lactose que seu intestino não conseguiu digerir? Ela vai ficar lá no intestino, fermentando…  E é essa fermentação que irá te causar todos aqueles sintomas desagradáveis, que você conhece tão bem!

E é essa gama de sintomas, desencadeados pela má absorção da lactose, é o que chamamos de intolerância à lactose!

E você sabia que mesmo quem nunca teve problemas com o consumo de leite e derivados pode vir a ter intolerância à lactose?

É verdade! Muita gente pensa que essa é uma condição que já nasce com a pessoa. Mas não é bem assim, há outros tipos de intolerância à lactose:

  • Intolerância à lactose primária: ocorre quando o organismo da pessoa, ao decorrer do tempo, começa a produzir menos lactase, podendo em muitos casos parar de produzir a enzima. Esse tipo de intolerância é mais comum em pessoas de mais idade.
  • Intolerância à lactose secundária: resultado de alguma doença ou lesão.
  • Intolerância à lactose congênita: quando já nascemos intolerantes à lactose

Tenho Intolerância à Lactose… Mas… E Se Eu Comer Alimentos Com Lactose, O Que Acontece?

Você, que é intolerante à lactose, já deve saber muito bem disso: a melhor maneira de não sofrer os efeitos da lactose é não consumir alimentos que contém lactose! Simples assim!

Mas e se você consumir alimentos com lactose, o que acontece?

Como já dissemos, se você consumir leite ou derivados, não conseguirá absorver a lactose, assim, o carboidrato ficará no intestino fermentando…

Essa fermentação vai liberar gases (hidrogênio, metano e CO2). Esses gases, vão se acumulando dentro do intestino, podendo causar diversos sintomas, tais como:

  • Náuseas
  • Diarreia
  • Desconforto abdominal
  • Distensão abdominal (inchaço)
  • Constipação

Esses sintomas podem ser mais ou menos intensos, dependendo de seu grau de intolerância à lactose.

Devido a esses desagradáveis sintomas, até um tempo atrás não teria muito jeito, você não poderia mais consumir normalmente alimentos como leite e laticínios.

Mas hoje, graças aos avanços tecnológicos e científicos da indústria de alimentos, você não precisa mais abrir mão desses alimentos!

Alimentos Sem Lactose: A Melhor Solução!

Pensando na qualidade de vida de pessoas como você, a indústria de alimentos passou a investir em pesquisas e na produção de versões sem lactose de vários alimentos.

Por isso que, atualmente, já há inúmeras alternativas nos mercados! Desde leites e queijos, sobremesas, suplementos e até Whey Protein! Hoje em dia cada vez é mais comum conseguir encontrar a versão “sem lactose” dos alimentos que precisamos!

E isso é ótimo! Porque na grande maioria dos casos, a intolerância à lactose não tem cura, então, você precisa aprender a conviver com ela!

Mas os Alimentos Sem Lactose São Seguros? Eles Possuem Os Mesmos Nutrientes

Sim! Os alimentos sem lactose são iguais aos alimentos “versão normal”, a única diferença é essa: eles não tem lactose!

Isso porque, na produção desses alimentos, a indústria não utiliza qualquer alimento que tenha lactose. Atualmente há muitas alternativas que são utilizadas no lugar de ingredientes com lactose!

Há muitos produtos de origem vegetal que substituem muito bem os derivados do leite, como lecitina de soja e leites vegetais (leite de arroz, leite de amêndoas, entre outros).

Hoje em dia, o que não falta é opção! E o melhor, os alimentos ficam sem lactose, mas continuam com suas características e nutrientes preservados!

Você não precisa mais abrir mão do que gosta por causa dos efeitos da lactose!

E para te ajudar, a Allps monta todos os meses um kit com até 14 produtos SEM LACTOSE diferentes, assim você não precisa se preocupar em ler rótulos e ainda conhece produtos que muitas vezes nem encontra em sua cidade.

Conheça agora acessando www.allps.com.br!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rating*